sexta-feira, novembro 27, 2009

Voltei ao Maio de 68!

Bem, venho por este meio não só retirar o blog da pasmaceira, mas também informar os meus caros amigos de alguns eventos a que tenho presenciado.

Não sei se sabem, mas em Setembro/Outubro desencadeou-se uma manifestação de estudantes na Universidade de Viena sobre o que denunciam ser a "mercantilização da educação", o "mercado de cérebros", reclamando pela gratuitidade da educação, vocês sabem essas coisas... pois bem, não é que Freiburg é das universidades onde mais força tem tido este movimento!!

A Universidade tem 2 ou 3 "campus" e o campus principal, onde tenho aulas, está divido em 3 edifícios... 1 desses edifícios (KG 2) está quase totalmente tomado de assalto por elementos de esquerda radical, sem-abrigo e outros que se amontoam no Audimax (o maior auditório da Universidade) e nos espaços comuns deste edifício. A esta tomada de assalto à que associar as recorrentes manifestações (que já levaram à chamada de Brigada de Intervenção que por ventura não chegou a actuar), cozinha de campanha (não sei porquê, sempre que entro naquele edifício cheira-me a alho) e a comícios dentro do referido auditório. Por todo o edifício se vêm sacos de cama, colchões e até macas, fora as habituais tarjas, flyers, cartazes...

Bem, após esta mostra, já entendem o título deste post, pois isto já esteve muito mais longe de ser um segundo Maio de 68. Pelo menos, eles já afirmaram estar dispostos a continuar a "luta" até ao natal!

O mais engraçado disto tudo, foi que a Universidade não parou, nem sequer atentou contra os manifestantes, somente decidiu redireccionar as aulas que eram dadas nesse auditório para outras salas, e tal, a vida continua...

Querem mais informações sobre este Maio de 68: http://www.bildungsstreik-freiburg.de/

Sem comentários:

voumjaemboogle