quarta-feira, janeiro 28, 2009

ESAG Teacher Hall of Fame

Pois é caros leitores deste blog, o prometido é devido. Com quase 2 meses de atraso (como os salários dos jogadores do Setúbal), eu lá criei coragem e engenho para dar continuidade na eleição das personalidades que se destacaram no mundo da ESAG. Após o meu colega de blog e amigo Gonçalo Alves ter começado este périplo com os jogadores que marcaram a história desta instituição de ensino, foi me dada a incumbência por mim mesmo, de realizar uma nova poll sobre personagens que marcaram a vida destes 4 mancebos, nomeadamente, professores.
Quero desde já frisar que a escolha dos elementos que irão compor esta poll não foi nada fácil, dada a quantidade de figuras emblemáticas que marcaram nossa caminhada do 7º ao 12º anos (no meu caso). Para facilitar, decidimos escolher professores que nos deram aulas do 10º ao 12º anos, pois tanto o Alex, como o Antunes não foram alunos da ESAG no 3º ciclo. Sem mais demoras, apresento-vos os 4 nomeados ao "Teacher Hall of Fame":

A. Neto (professora de Matemática do 10º ao 12º anos):
Quiçá a professora mais animada do secundário e uma autentica boa vivant cuja presença nos jantares de turma era sempre bem vinda. Detentora do recorde de mais testes adiados, devido a matéria não ter sido toda dada, muito por culpa dela que caía facilmente nas nossas tentativas de atrasar as aulas com conversas banais que em nada contribuíam para a nossa formação, coleccionava artigos que vinham no interior dos pacotes das batatas fritas e dos Bollycaos. Uma autêntica adepta do improviso, pois no 10º ano aceitou fazer uma festa de lição 100 com uma banana e um garrafão de vinho, como se de um MacGyver tratasse.

Leonor (professora de TOE no 10º e 12º):
Por muitos conhecida por Monhé, por outros por Sapo, eu cá para mim acho que ela é bastante similar a este belo jogador de futebol. Contudo, acho que as capacidades futebolísticas dela são superiores a Freddy Guarin, como prova a bela entrada de cabeça (como mandam as regras, de cima para baixo) desta professora no chafariz da escola em frente ao bar, após tropeçar num degrau. Diz quem presenciou o lance que um dos dentes perdidos voou uns belos 20 metros a 50KM/h e que o outro ainda está preso na pedra do chafariz, ou como recordação, ou porque ninguém conseguiu ainda tirar, tal a violência do embate (toma lá para aprenderes como se faz Bruno Alves!). Foi graças a esta professora que eu aprendi de como a vida de professor é dura, pois ela pôs a mim e a mais alguns alunos a corrigir os nossos próprios testes (claro que eu não podia corrigir o meu, só o dos meus colegas, havia que manter a imparcialidade e o bom senso). Uma pessoa humilde e inocente, dado que acreditava que os nossos 45 min de atraso numa aula de 90 min deviam-se apenas a incapacidade de conseguirmos todos tomar banho após as aulas de E.F (não pensem em obscenidades agora). Já quando faltávamos para ir ao café jogar as cartas e beber imperiais, conseguia ter o bom senso de nos tirar a falta mesmo após passar por nós no café. Mas o que ainda mais marca esta professora, é a sua capacidade linguística. Enquanto muitos africanos trouxeram para Portugal expressões como "bué", ou "fixe", Leonor não quis ficar atrás e inventou a primeira palavra na língua portuguesa com 3 letras "s" seguidas, "abcisssas"! Já no mundo da matemática, inventou o 1º e talvez último gráfico composto por uma "recta curvante", um autêntico gênio.
Mas Leonor também sofria alguns problemas de crise de identidade, rezam as crónicas que no baile de finalistas estava com os nervos a flor da pele a ponto de chorar e praguejar que os alunos não gostavam dela. Leonor, se nos estás a acompanhar acho que "não gostar" é uma expressão demasiado forte para ser aplicada a si, mas também não me ocorre de momento nenhuma que a caracterize na perfeição, por isso, ficamos a espera que encontres outra expressão capaz de expressar o nosso sentimento por si, talvez uma com 4 "r"'s seguidos, ou uma palavra que comece com c com cedilha.

A. Maduro (professora de sociologia no 12ºano):
Esta professora marcou sobremaneira meu percurso como homem, e passo a a explicar o motivo: graças ao meu 3º 12,5 valores num teste seguidos (por sinal minha pior nota) decidi cair na tentação do belo traçado da Redentora, e apanhei a 1ª e talvez a maior bebedeira da minha vida.
Também foi graças a ela que aperfeçoei competências, que seriam bastante úteis no meu futuro, pois ela permitiu que eu, Antunes, Gonçalo e Teixas jogasssemos a sueca em plena sala de aula.
Era uma mulher com H grande, bastante viril, corajosa e insensível a dor. A única pessoa na história a ter um AVC sem se dar conta, uma mulher que queria pagar apenas metade de uma multa, pois aclamava ao senhor policia que apenas tinha 2 rodas em cima do passeio.
Uma professora que tentava cativar os alunos, pois prometeu aos mesmos levar a escola um violador e traficante de drogas de seu nome Xanana, que era amigo dela, para contar sua experiência de vida. Aposto que as miúdas da turma iriam adorar a idéia.
Uma mulher que tinha profundo ódio do nosso Primeiro Ministro da altura, Dr. Pedro Santana Lopes. Aposto que se no exame nacional saíssem perguntas acerca dele e da sua capacidade de jogar matraquilhos e de beber na universidade, eu teria nota máxima, pois foi a única matéria que ela deu nos primeiros dois períodos. Já agora, lanço um passatempo, dou um prémio a quem advinhar minha nota no exame nacional de Sociologia.

M. Jacinto (professor de Educação Física 10º e 12º):
Como bom garanhão e cavalheiro que era, decidi deixar M. Jacinto para o final, pois ele teria-me certamente dito: Primeiro as damas.
Este professor sabia como cativar as alunas, já os alunos nem por isso. Suas aulas de EF eram pautadas por todos aqueles desportos e actividades que ninguém gostava de praticar nas aulas, Ginástica e Dança. Dizia-nos a nós rapazes que a dança era fundamental para conseguirmos engatar uma miúda na discoteca, se bem que não me lembro de nas discotecas passar músicas ideias para dançar a rumba quadrada, ou o merengue. Se calhar ando a frequentar as discotecas erradas...
Tinha uma técnica de engate infalível, ostentava dentro de seu veículo e colocava bem a mostra na parte de trás do carro uma cassete que deixava as mulheres loucas. Uma cassete com o best of de Michael Bolton.
Vai nos marcar para sempre pela extrema calma com que saía de situações delicadas, como naquela vez em que fomos ao Estádio da Luz em visita de estudo, e em que um dos alunos, porventura vencedor da primeira poll, elogiou ostencivamente uma das funcionárias do ginásio do estádio, a qual M. Jacinto apenas disse, para o jovem rapaz: É a minha namorada.
Um autêntico galã.
Pois bem malta, apresentados os 4 candidatos, espero que vocês deixem o vosso contributo para elegermos o maior Teacher da ESAG. Não precisa ser Esaguiano para votar, pois toda a opinião conta!
Até a próxima!
"Tell me how am I supposed to live without you, now that I've be loving you so loooong!"- Michael Bolton

VOTA ATÉ AO DIA 9 DE FEVEREIRO ÀS 23:59!

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho um ultraje a monhé ter direito ao dobro do texto da ana neto! Por tudo o k fez, mas ainda mais por tudo o k não fez, meu voto vai para Ana Neto!

Votar no sapo, so msm numa de pior pessoa do mundo, ou mais feia, ou algo com conotaçao excessivamente negativa, k não este afamado premio!

Ana Maduro tive infelicidade de nao conhecer.

Marco Jacinto se me tivesse dado plo menos o 16 no primeiro periodo, seria uma hipotese de voto, assim ta excluido :X

Anónimo disse...

Tinham que se lembrar dessa espiga na Luz... seja como for... não mudo uma virgula naquilo que disse, até acrescento o seguinte:
"Com a namorada do Marco... era até achar petróleo!!"

LOOOL

Monhé ganha sem duvida!! Ké Frô?!

p{H}antasma disse...

Quanto à questão do texto, na realidade o texto é aproximadamente o mesmo. O que se passa é que dadas as inegáveis semelhanças com Freddy Guarin, a fotografia acabou por alongar o texto a ela respeitante.

Gonçalo Alves disse...

Michael Bolton é infalível, somente por esse senhor fazer parte da história comum da minha pessoa, do voumjaembora e da comunidade esaguiana em si é que voto em Marco Traguem as Bolas, perdão Marco Jacinto!

Anónimo disse...

Eu voto no Marco Jacinto! Porque sou gaja e apaixonei-me enquanto dançava a rumba quadrada com ele!
Mas Ana Maduro é a melhor, mulher de grande convicção e vontade de dar aulas, então vejam, não se recordam daquela história de que a pobre da professora vinha a caminho da escola no seu carro azul escuro, quando subitamente se depara com um transito interminável por causa de um acidentezinho. O que faz A. Maduro perguntam-se vocês! Toca de meter os 4 piscas, meter-se em contra mão a apitar e a gritar para a polícia, e passo a citar: "Vou para a escola, vou dar aulas!" Só aqui já ganhou!
Mas voto e M.J. <3

LiMpA_ViAs disse...

pah a serio dêem so umas pistas de como anda esta votaçao :X

João Daniel disse...

Confesso que também não sei o resultado da votação, mas outras polls virão num futuro bastante próximo e serão conhecidos todos os vencedores, no Graxa Awards 2009!

Anónimo disse...

Eu quero exercer o meu direito de voto e vou votar na professora ana neto. Eu gostava era realmente de votar na professora maria eduarda, de matematica, vulgarmente chamada de vaca malhada!

voumjaemboogle